terça-feira, 10 de agosto de 2010

MARKETING COMO FERRAMENTA DE SUCESSO

O QUE É MARKETING?


É um processo social e gerencial pelo qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e desejam mediante a criação, oferta e troca de produtos, de valor com outros.

O marketing estuda as necessidades, desejos e demandas de clientes a respeito de determinado produto ou serviço.

Necessidade é a procura por um produto de privação para a satisfação básica.

Desejo são anseios por algo específico que venha ou não satisfazer necessidades. São necessidades moldadas pela cultura humana e pelas características individuais.

Com a evolução social os desejos podem ser comprados, os economistas afirmam que foram criadas as condições de demanda ou procura do bem.

Os consumidores vêem os produtos como vários pacotes de benefícios e escolhem os que lhe oferecem maior benefício pelo dinheiro gasto.

Valor é a estima do consumidor quanto à capacidade geral do produto de satisfazer suas necessidades, determinada de acordo com o menor custo possível de aquisição, propriedade e e uso.

O valor que uma empresa consegue criar é a sua base de sustentação desde que seus clientes o percebam e estejam dispostos a pagar por ele.

Os clientes não julgam com precisão o custo e os valores dos produtos.

Este julgamento é pessoal e mutável e pode passar por avaliações matemáticas e sociais.

A satisfação resulta diretamente do desempenho do produto em atender as expectativas dos consumidores.

A satisfação está diretamente relacionada a qualidade do bem ou serviço adquirido.

Qualidade, segundo Kotler é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas.

A qualidade envolve alguns requisitos:

• Atender perfeitamente (projeto perfeito)

• De forma confiável (sem defeito)

• De forma acessível (baixo custo)

• De forma segura (segurança do cliente)

• E no tempo certo (entrega no prazo certo, no local certo e na quantidade certa).



É importante também o entendimento sobre Troca e Transação.

Troca é o ato de obter um produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.

Para a troca existir, são necessários algumas condições:

 Haver duas partes envolvidas;

 Algo de valor para as partes;

 Capacidade de comunicação e entrega;

 Liberdade para aceitar ou rejeitar.

Transação é a troca de valor em duas ou mais partes.

A propaganda e publicidade são também algumas estratégias para a promoção ou a comunicação do produto.

Os manuais de marketing definem propaganda como a comunicação impessoal, paga de caráter persuasivo, feita através de veículos de comunicação, por um patrocinador identificado com a nítida intenção de conquistar o interesse de um segmento de mercado ou de mercado de massa.

O anúncio de uma empresa em jornal, a divulgação de um serviço ou um produto com a logomarca da empresa anunciante, ambos pagos, são formas de propaganda. O mesmo acontece com um comercial de televisão ou com um anúncio de rádio. Folhetos, folders, outdoors e cartazes também são tipos de propaganda, já que são pagos e têm a clara identificação do anunciante.

Enquanto que, a publicidade é toda e qualquer informação transmitida ao público a respeito de uma empresa, produto ou ideia feita por terceiros, sem ônus e sem controle por parte da empresa.

Kotler define publicidade como estímulo impessoal da procura para um produto, serviço ou negócio, pela divulgação de notícias comercialmente significativas sobre a mesma no rádio, televisão ou no palco e que não seja pago pelo patrocinador.

O mercado consiste em todos os consumidores potenciais.

A segmentação de mercado consiste na escolha de algum setor da economia em que a empresa irá atuar, por exemplo, confecções, farmacêutico, de eletrodomésticos, de automóveis, etc.

A segmentação do mercado pode ser feita por faixa etária, faixa salarial e localização geográfica, entre outros.

Os níveis de segmentação podem ser por:

 Marketing de massa (leva em consideração o nº da população de consumidores).

 Marketing de segmento (o setor da economia).

 Marketing de nicho (disputa por Mercado).

 Marketing de local (praça)

 Marketing individual.

A partir desse momento a concorrência torna-se acirrada.

A concorrência poderá ocorrer por marca do produto ou serviço, setorial, de forma, genérica ou por custo.

Como exemplo de concorrência de marca, temos a Coca-cola e a PETI.

Concorrência genérica observa-se através de qualquer produto ou serviço à disposição do consumidor pelo mesmo preço (por exemplo, produtos alimentícios).

O marketing para chegar até a sua evolução atual passou por várias etapas.

Primeiramente o marketing era orientado para a produção.

Este marketing focava como tarefa principal de uma organização a busca da eficiência em produção e distribuição. Tratava-se de uma orientação praticada em empresas em produção e distribuição. Tratava-se de uma orientação praticada em empresas japonesas e americanas e que prevaleceu até há um pouco tempo. Mas recentemente, os japoneses introduziram o conceito de Qualidade Total na orientação para a produção, passando o objetivo principal da organização a ser a satisfação das necessidades do cliente.

Marketing orientado para produto. Este tipo de marketing enfoca a qualidade e os aspectos técnicos do produto e segue a lógica do fabricante, e não do consumidor.

Marketing orientado para vendas tem ênfase no uso de instrumentos promocionais com simples propósito da venda dos produtos e serviços, sem levar em consideração a satisfação do cliente.

Marketing orientado para o cliente visa atender aos desejos e necessidades dos clientes. Capaz de superar suas expectativas presentes e futuras.

E o Marketing societal, que é uma nova tendência, têm como objetivo além de levar em consideração a satisfação do cliente, proporcionar algum benefício social, como a preocupação com o meio ambiente.

Para o cliente, o produto ou serviço pode tornar-se conhecido pela variedade, qualidade, design, nome da marca ou embalagem apresentada.

Por isso, é importante integrar toda a equipe de trabalho, capazes de oferecer produto e atendimento de qualidade aos clientes.

A empresa pode trabalhar com pesquisa de mercado e utilizar o telemarketing e o pós-venda.

Ajustar a aparência física do estabelecimento comercial, com fachadas estratégicas, boa localização, estacionamento próprio, além de sinalização dos produtos e serviços oferecidos, etc.

Para que a empresa cresça é preciso que se perceba ou identifique os tipos de necessidade de seu cliente.

Existem alguns tipos de necessidades que a organização deve observar:

 Necessidades declaradas que são expressas voluntariamente pelo consumidor, como adquirir um carro com custo menor.

 Necessidades reais, como comprar um carro em que sua manutenção custe menos.

 Necessidades não-declaradas, ser bem atendido, por exemplo.

 Necessidades de prazer, algo a mais que se espera em adquirir o produto ou serviço.

 E necessidades secretas, que são aquelas que a empresa tentará descobrir através da avaliação do nível de satisfação do cliente.

Portanto, o marketing deve primar em todos seus aspectos pela satisfação do cliente e, toda produção de produtos ou serviços deve levar em consideração o cliente, pois a satisfação do cliente é o âmago do processo de marketing.

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